Notícias

por Programa Interlegis — última modificação 19/09/2014 11h31
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Oficina Interlegis qualifica Casas Legislativas da região

por cel — publicado 28/10/2014 17h50, última modificação 31/10/2014 09h15
Com a presença de Adalberto Alves de Oliveira e Luis Fernando Pires Machado, da Capital Federal, além de presidentes de Legislativos, vereadores e o Secretário de administração de Erechim, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Erechim, vereador Sérgio Alves Bento abriu oficialmente, na manhã desta terça, 28, no Plenário da Casa, a Oficina Interlegis com os temas Portal Modelo e SAPL.

A Oficina, que iniciou nesta segunda, 27, e segue até o dia 31 junto ao Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, tem a parceria do Legislativo local, do BID, da Interlegis e do Senado Federal através do Instituto Legislativo Brasileiro.

Para facilitar a rotina das Câmaras o Programa Interlegis desenvolveu e mantém o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, uma ferramenta que informatiza o Processo Legislativo, sem custos financeiros para as Câmaras de Vereadores.

O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da Casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação.

O Portal Modelo é gratuito e está pronto para uso e que permite que a Casa Legislativa crie e publique o seu o próprio site na internet de forma autônoma e sem a necessidade de contratar serviços especializados. Solicitação para que o Interlegis viesse à Erechim foi uma iniciativa do então presidente de 2013, vereador Zé da Cruz.

Luís Fernando, em sua manifestação, destacou que o Senado possui o programa desde o ano de 1997, implantando em diversas Câmaras Municipais de todo o Brasil produtos de baixíssimo investimento. “Uma grande oportunidade de colocar à disposição a tecnologia àqueles que a necessitam. Uma forma de colaborar com o Legislativo brasileiro”.

Presidente da Casa, por sua vez, agradeceu a oportunidade de estarem em Erechim, destacando o pedido feito por Zé da Cruz em 2013 para possibilitar para que Erechim e região tivessem este momento de aprendizagem, principalmente para qualificar os funcionários. “Fico feliz por terem escolhido Erechim para a realização do curso, um momento de aprendizado e qualificação de todos os presentes”.

Presidente da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul destacou os resultados obtidos por aquela Casa após a sua adoção, como do grande evento em que reuniu 36 Casas Legislativa para repassar o Portal Modelo e o SAPL. “É muito gratificante sermos um polo multiplicador em Erechim, e estamos trabalhando para trazer a Escola Legislativa. Quanto mais trabalharmos, melhor”.

Diretor Geral do Legislativo de Caçapava do Sul também se manifestou, oportunidade em que relatou aos presentes a adoção do sistema e os resultados positivos para o processo legislativo informatizado. “Nosso município fez a maior oficina de serviços Interlegis do Brasil e a Câmara de Caçapava está apta para difundir o SAPL sem a necessidade da presença da equipe de Brasília”.

Zé da Cruz, presidente em 2013, lembrou o seu pedido que hoje é uma realidade e agradeceu a Serginho por ter dado continuidade ao tema e a servidora Maristela Guareschi que se empenhou para que o mesmo fosse implantado na Câmara Municipal de Erechim. “O povo tem estar cada dia mais perto das Câmaras”.

O Portal Modelo terá 17 horas aula entre os dias 27 e 28 e o SAPL uma carga horária de 18 horas entre os dias 30 e 31. Entre os temas, a Gestão do Conteúdo, administração do Portal e a Customização do Portal. Conhecendo o SAPL em pleno funcionamento; consultas a casas legislativas que já o utilizam, inserindo dados dos parlamentares das comissões, das composições das Comissões permanentes, das matérias legislativas, tipos de proposituras; autorias, criação e recebimento de proposições, tramitação de matérias legislativas, além de outros temas.

http://www.jornalboavista.com.br/site/noticia/33025/oficina-interlegis-qualifica-casas-legislativas-da-regiao-

28/10/2014 - 11:09:55

Câmaras dos três Estados presentes na Oficina Interlegis

por cel — publicado 28/10/2014 17h45, última modificação 31/10/2014 09h17
Dez Câmaras de Vereadores dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão presentes no Instituto Barão do Rio Branco, desde a última segunda, para participar da Oficina Interlegis “Portal Modelo”, numa parceria da Câmara de Vereadores de Erechim, BID, Interlegis, Instituto Legislativo Brasileiro o Senado Federal.

Portal é voltado para as Casas Legislativas que desejam ter sua página na internet. O Portal e sua hospedagem são oferecidos gratuitamente.

Estão presentes as Casas Legislativas de Erechim, Montenegro, Getúlio Vargas, Alfredo Wagner (SC), Serafina Correa, Centenário do Sul (PR), Jacutinga, Lajeado do Bugre, Montenegro, Zortea (SC) e Vanini.

As aulas, com um total de 17, iniciaram na manhã desta segunda, 27 e seguem até às 18h desta terça. Entre os temas: Gestão do Conteúdo, conhecendo o Portal Modelo; casos de sucesso, inserir pasta e álbum de fotos, criar ítem de notícia no Portal, publicar vários itens, inserir página para listar os vereadores, alterar o modo de visualização da pasta, alterar o menu de navegação, criar enquete e evento no portal, inserir links internos e externos.

Administração do Portal: criar usuários e grupos, adicionar usuários nos grupos, atribuir papéis para os grupos, testar a funcionalidade do papel atribuído aos grupos de editores, integrar o Portal com o SAPL e Customização do Portal: modificar as coras e o rodapé do Portal, alterar o logo e o banner, customizar as caixas laterais do Portal, desfazer alterações, configuração RSS no Portal.

Nesta quarta, 29 até a sexta, 31, segue a Oficina Interlegis SAPL, que tem como tema, conhecendo o SAPL em pleno funcionamento, consultas a casas legislativas que já o utilizam, inserindo dados, da Câmara, da legislatura, das sessões legislativas, do período de composição das comissões, dos cargos das comissões e da Mesa Diretora do quórum para votações.

Inserindo dados dos parlamentares, das Comissões, das composições das Comissões das comissões Permanentes, das matérias legislativas, dos tipos de proposituras, dos tipos de documentos, dos regimes de tramitação e origem.

 

Por fim, autorias. Criação e recebimento de proposições, tramitação de matérias legislativas, ordem do dia, sessão plenária, oradores, discursos, votação de matérias, trabalhando com normas jurídicas, cadastros e consultas diversas utilizando filtros, relatórios, gerenciamento de usuários.

http://www.jornalboavista.com.br/site/noticia/33030/camaras-dos-tres-estados-presentes-na-oficina-interlegis

28/10/2014 - 15:51:22

Ações do documento